sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como é difícil fazer teatro

Participei da montagem do espetáculo Os Narcinteputos, da Cia. Metrópole de Teatro, e agora que a peça está em cartaz alguma coisas vieram à tona, é dura realidade do teatro no Brasil. Tudo foi conduzido com muito carinho e apoio de algumas empresas, os atores estão afinados e hilários, mas falta uma parte importante para que o espetáculo aconteça, o público, sem ele não há vida. Fiquei pensando o motivo de (por enquanto) não termos o Teatro Augusta lotado nas noites de quarta e quinta às 21h, bem no horário da novela, horário do futebol, do pagode na esquina, dia de aula, de curso, de natação, de descansar o dia exausto, de fazer janta, cuidar dos filhos....etc. Independente de tudo isso, o povo brasileiro, em sua maioria, deixa o teatro em último na lista de programas, isso quando consta nela, o que é uma pena, a experiência de estar frente a frente com os atores é única, a risada é espontânea, os sentimentos são aflorados e na maioria das vezes as peça nos dão um soco no estomago, é isso, talvez seja isso, ninguém quer pensar na possibilidade de quem alguém sutilmente lhe diga o que fazer, é verdade, mais fácil ficar na poltrona, é grátis né? Não pensem que peças boa são aquelas que tem no elenco algum ator "global", o teatro é recheado de talentos que estão batalhando para mostrar sua arte, seu trabalho.

Convoco vocês para prestigiarem o teatro, dar luz aos atores, aos temas, ao riso e às emoções.

2 comentários:

  1. Talvez o sorriso seja genético, mas nenhum gene consegue "despertar" risos tão espontâneos, quanto este excelente grupo de profissionais o fizeram.

    Realmente, um espetáculo!

    Eu fui... Eu irei novamente.

    ResponderExcluir
  2. O estado de uma forma geral, conduz a humanidade a determinadas culturas, por ânsia de rebeldia criamos as subculturas. Com certeza é muito difícil ir ao teatro por R$10,00, já que essa não foi um cultura implantada (apresentada) pelo estado como uma possibilidade totalmente disponível e por vezes até gratuito (ex.: sesc e sesi), sendo que gastamos sem reclamar R$ 30,00 para ir ao cinema (contabilizando o lanche e pipoca que acompanham o programa consequentemente)!

    TRISTE, mas cabe as nós dessa nova geração ao menos TENTAR AMPLIAR a visão daqueles que estão mais próximos.

    ResponderExcluir

Pega leve!