quinta-feira, 23 de abril de 2009

É melhor pedir desculpas do que permissão

Por Renata - Você S/A

É melhor pedir desculpas do que permissão

Ouvi isso em um almoço com o Marcos Hashimoto, professor do Ibmec e responsável pelo Centro de Empreendedorismo da instituição. Esse é o conselho que ele dá aos profissionais, para que possam experimentar coisas novas na empresa. Isso porque, segundo ele, a burocracia nas organizações é a principal barreira para que os funcionários possam inovar, já que, para tentar implementar uma idéia nova, via de regra é preciso seguir inúmeros procedimentos, pedir autorizações, comunicar departamentos, enfim...haja boa vontade!
É engraçado observar essa contradição. Conversando com um headhunter de uma grande consultoria ouvi a seguinte frase: "Meus clientes [as empresas] não abrem mão de pessoas criativas, que sejam empreendedoras". Por outro lado, cadê o estímulo à criatividade e capacidade de inovar do pessoal (também conhecido como intra-empreendedorismo)? Segundo o professor Hashimoto, apesar do discurso de muitas empresas, ele desconhece no Brasil quem de fato promova o empreendedorismo corporativo dentro de casa. Vai entender.
Certamente esta é uma das causas das insatisfações e desmotivações no trabalho.

Fonte: Você S/A
http://vocesa.abril.com.br/blog/renata/pagina1.shtml

2 comentários:

  1. Esse é um grande desafio, inovar sem ser podado. A estratégia é levar a idéia dentro de um grupo e formatá-la 100% antes de apresentar para quem decide. O ideal inclusive é que além de inovação, tenha um baixo custo e gere receita para a empresa. É claro que nem todas as idéias são focas no lucro, tudo vai depender do objetivo que se quer alcançar. Abs. Leo Funchal.

    ResponderExcluir
  2. Exato, nem sempre deve gerar lucro, e sim uma experiência, que consequentemente será espalhada pelas pessoas. Por isso deve ser bem feito, e por quem entende da coisa.
    abrs
    Emerson

    ResponderExcluir

Pega leve!