sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O que é inovar?

Quem trabalha com Internet sabe que uma das palavras do momento é INOVAR, mas o que é isso?

Pelo Michaelis é isso:
inovaçãoi.no.va.çãosf (lat innovatione) 1 Ato ou efeito de inovar. 2 Coisa introduzida de novo. 3 Renovação. 4 Bot Rebento que renova um musgo.

Musgo? Eita!

Como comunicólogo acredito que a inovação muitas vezes pode ser mais simples do que parece, é aquela coisa de ver o óbvio. Parece que hoje mais do que ontem e menos do que amanhã todos estão repletos de informações e com certeza não conseguem perceber como algumas necessidades podem ser sanadas com um ato inovador, e não estou falando de tecnologia somente, e sim dos hábitos comuns entre todos nós humanos, podemos aplicar isso em nossa casa, no trabalho (claro que alguns não permitem), com os amigos e até com o seu cachorro, ué os meus fazem cumprem um papel importantíssimo na minha vida. Estes dias, um sábado a tarde estava no banheiro e derepente tive uma grande idéia (segredo, ela realmente parece boa, quero ver se alguém aposta nela), e me veio à cabeça devido a uma necessidade muito simples, a de falar e ser encontrado pelos amigos de maneira prática e eficaz.
Pensando em ambiente corporativo a inovação também não precisa ser um bicho de sete cabeças, acho que ai é que mora o perigo, nas cabeças e mentes ultrapassadas que estão a frente de grandes organizações, tudo é ameaçador e subversivo, muitas vezes seguem um modelo militar de administração, claro que isso influência na produção de todos.
Para inovar é preciso coragem, simplicidade e liberdade. Inovem, facilitem a vida.

Abraços.
Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pega leve!